quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O terrível fogo que afectou a Madeira

O fogo tem destruido muitos milhares de hectares no território nacional, sobretudo na ilha da Madeira e, em especial, no concelho do Funchal. A tragédia que tem assolado aquela ilha tem sido devidamente acompanhada pela comunicação social que, através das imagens e dos relatos divulgados, tem mantido os portugueses informados sobre a situação dramática por que tem passado a cidade do Funchal nos últimos dias.
Há pelo menos três mortos, há centenas de deslocados e um enorme prejuizo ambiental e patrimonial, em que se destaca a perda de muitas habitações e a catástrofe que se abateu sobre o famoso hotel Choupana Hills, que foi devorado pelas chamas. Impulsionado pelo vento ou por outros factores que estão a ser investigados, o fogo apareceu em vários locais da periferia da cidade e cercou o Funchal, chegando até às proximidades da baía, enquanto um espesso fumo se abateu sobre a cidade.
A população tem passado por muitos sustos e naturais preocupações. A solidariedade nacional não se fez esperar, pelo que do Continente seguiram reforços especializados para ajudar a ultrapassar a situação que ainda não está completamente controlada. Numa atitude merecedora de grande aplauso, o Presidente da República não hesitou e voou para a Madeira para levar um abraço de grande solidariedade e estímulo dos portugueses do Continente aos portugueses da Madeira.
Não há memória de um incêndio com esta dimensão na ilha da Madeira, mas a forma empenhada e atenta como o Presidente do Governo Regional tem acompanhado a situação é um indício de que o Funchal recuperará rapidamente a sua harmonia patrimonial e paisagística. 

Sem comentários:

Enviar um comentário