quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Rio 2016: as imagens do voleibol de praia

As grandes competições desportivas são sempre um campo muito fértil para o trabalho dos fotojornalistas e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não são excepção a essa regra. Todos os dias são publicadas em diferentes suportes, as mais espectaculares fotografias que retratam a euforia dos vencedores ou as lágrimas dos derrotados, bem como a forma como decorreram as suas provas. Algumas dessas fotografias, sobretudo quando são divulgadas pelas agências noticiosas, correm mundo e são publicadas em muitos jornais internacionais.
Assim aconteceu com as fotografias do jogo de voleibol de praia em que a Alemanha e o Egipto se defrontaram na praia de Copacabana no dia 7 de Agosto que, entre outros jornais internacionais, foram publicadas pelo jornal belga De Morgen. Era a primeira vez que uma dupla egipcia participava no torneio olímpico de voleibol de praia e, só por isso, o encontro despertava curiosidade. Aconteceu, porém, que a dupla egipcia, constituida por Doaa Elghobashy de 19 anos de idade e Nada Meawad de 18 anos de idade, se apresentou de calças, camisola de manga comprida e, uma delas, com o véu sobre a cabeça - o hijab, enquanto a dupla alemã usou o tradicional biquini. Os equipamentos revelaram duas equipas com culturas e religiões diferentes, embora dominadas pelo mesmo objetivo de vencer.
O resultado acabou por ser um 2-0 (21-12 e 21-15) favorável às alemãs, mas o nome de Doaa Elgobashy e de Nada Meawad já entrou para a história das Olimpíadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário