terça-feira, 16 de agosto de 2016

Rio 2016 e o adeus a Michael Phelps

Além de imagens deslumbrantes, os Jogos Olímpicos oferecem-nos surpresas desportivas todos os dias, proporcionadas por atletas de países tão diferentes como a Argentina e a Colômbia, a Espanha e a Grécia, ou Singapura e o Vietnam. A respectiva imprensa vai glorificando os atletas vencedores através da publicação das suas fotografias com as medalhas conquistadas. Alguns desses atletas, porém, ultrapassam a esfera nacional e são reconhecidos universalmente, como sucede com a ginasta Simone Biles, com o velocista Usain Bolt ou com o nadador Michael Phelps, entre alguns outros. No entanto, há uma absoluta unanimidade em relação ao nadador americano, que tem sido justamente considerado como o atleta que mais se destacou no Rio de Janeiro ao ganhar cinco medalhas de ouro. Com este resultado, Michael Phelps totalizou 23 medalhas de ouro nas últimas quatro Olimpíadas, o que constitui uma marca de longevidade ímpar no topo da natação mundial. A imprensa mundial tem destacado o feito desportivo de Michael Phelps e publicado repetidamente a fotografia do nadador americano, mas a homenagem que hoje lhe é feita pelo diário Gulf News, o mais conhecido jornal do Dubai, um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos (UAE), é muito interessante. O jornal recolheu as fotografias das 23 vitórias de Phelps em Atenas (2004), Beijing (2008), Londres (2012) e agora Rio de Janeiro, assinalando que bateu o record estabelecido por Leónidas de Rodes no ano 152 AC.
Leónidas foi um dos mais famosos atletas olímpicos da Antiguidade e competiu em quatro Olimpíadas, tendo conquistado doze coroas de louros. Segundo refere o jornal, Michael Phelps superou esse feito 2168 anos depois, ao conquistar 23 medalhas de ouro, das quais treze a título individual. nunca acontecera nada disto, nem com Mark Spitz nem com qualquer ginasta.
Agora, com 31 anos de idade, o nadador que nasceu em Baltimore e que bateu records mundiais por 37 vezes, vai retirar-se. Como diz o Gulf News: Goodbye!

Sem comentários:

Enviar um comentário