terça-feira, 9 de agosto de 2016

Rio 2016: uma medalha para Portugal

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o dia de ontem foi de festa para o desporto português, pois Telma Monteiro conquistou uma medalha de bronze na sua prova de judo feminino para menos de 57 kilos.
Se tivermos presente que Portugal participou desde 1912 em todas as 24 edições dos Jogos Olímpicos e que até agora ganhara apenas 23 medalhas (quatro de ouro, oito de prata e onze de bronze), facilmente concluiremos que a conquista de uma medalha olímpica constituiu um grande acontecimento desportivo para Portugal.
Até ao momento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão atribuidas medalhas a atletas de 41 países, dos quais 23 ganharam medalhas de ouro.
A consulta da imprensa internacional mostra que a conquista de medalhas olímpicas foi destacada na generalidade dos países com grandes destaques de primeira página, como aconteceu por exemplo na Bélgica em relação ao ciclista Van Avermaet, na Colômbia com o halterofilista Óscar Figueiroa ou no Brasil com a judoca Rafaela Silva, que ganharam medalhas de ouro.
No caso da imprensa espanhola, a medalha de bronze da nadadora Mireia Belmonte deu direito a que a sua fotografia ilustrasse as capas dos principais jornais do país. Porém, em Portugal, com a honrosa excepção do jornal Público, os jornais de informação geral que costumam “encostar-se ao futebol para vender papel” não deram qualquer especial destaque ao resultado conseguido pela judoca Telma Monteiro. O judo “não vende papel”. São estes os jornais e o jornalismo que temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário