sábado, 10 de setembro de 2016

A nova relação entre Cuba e a América

Na sequência da aproximação que se vem verificando entre os Estados Unidos e o governo cubano, aconteceu na passada 4ª feira um voo comercial entre Miami e Cienfuegos, que encerrou cerca de 55 anos de isolamento entre os dois países. Tratou-se do voo AA 903 da American Airlines que, utilizando um Airbus 319, saiu do Aeroporto Internacional de Miami para Cienfuegos na costa sul da ilha de Cuba. Pouco depois, um segundo voo descolou do mesmo aeroporto para a cidade cubana de Holguin.
Conforme relatou el Nuevo Herald que se publica em Miami, foi uma festa não só para os passageiros deste primeiro voo inaugural que muito aplaudiram, mas também para as autoridades aeroportuárias cubanas que receberam este primeiro voo regular com grandes manifestações de entusiasmo por entre canhões de água, enquanto os pilotos desfraldavam as bandeiras de Cuba e dos Estados Unidos quando o avião deslizou na pista. E havia razões para tanta festa. Foram 55 anos de isolamento e de teimosia política de ambas as partes, com claros prejuízos económicos e culturais, mas também emocionais, sobretudo para os cubano-americanos residentes nos Estados Unidos e para a generalidade da população cubana.
O desbloqueamento das relações e da tensão entre os Estados Unidos e o regime cubano que estes voos ajudam a concretizar é, para muitos observadores, o resultado da persistência do Papa Francisco, mas também é um sinal do pragmatismo político de Raúl Castro e de Barack Obama. Deverá ser este pragmatismo ou esta real politik que deverão sempre nortear as relações internacionais, na base da cooperação e do respeito mútuo. Só dessa forma se ultrapassam conflitos como este que durou 55 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário