segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O independentismo catalão reapareceu

Ontem celebrou-se o Dia Nacional da Catalunha, conhecido por La Diada, em que cinco cidades catalãs – Barcelona, Tarragona, Salt, Lleida e Berga – acolheram manifestações independentistas convocadas pela Assembleia Nacional da Catalunha. Todos os jornais catalães destacaram esse acontecimento e um deles foi o ara, um diário de Barcelona que se publica em catalão. Segundo os dados fornecidos pela Polícia Municipal de cada uma das localidades em que houve concentrações, cerca de 875 mil pessoas participaram nas cinco manifestações independentistas, com Barcelona a acolher 540 mil manifestantes. Entre eles, esteve presente Carles Puigdemont, que se tornou o primeiro presidente do governo da Catalunha a participar naquela manifestação nacionalista e que declarou que espera poder convocar “eleições constituintes” até Setembro de 2017.
O Dia 11 de Setembro ou La Diada, que assinala o dia da derrota dos catalães e da sua definitiva integração na Espanha em 1714, transformou-se nos últimos anos num símbolo do processo de luta  pela independência da Catalunha. Com cerca de 7,5 milhões de habitantes, a Catalunha possui uma língua e cultura próprias, assim como uma longa tradição industrial e um importante sector turístico. Segundo uma sondagem realizada no passado mês de Julho, metade da população catalã apoia a independência da região.
Porém, o governo de Madrid  tem rejeitado todas as pressões independentistas. No momento actual, em que não há sinais claros para ultrapassar o impasse político espanhol resultante das duas últimas eleições legislativas, a pressão catalã aumenta. Seguramente que o problema da independência da Catalunha, que tem estado adormecido, vai voltar às agendas das autoridades de Barcelona e de Madrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário