segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Um ciclista que faz vibrar a Colômbia

Toda a imprensa colombiana destaca hoje a vitória do ciclista Nairo Quintana na Vuelta 2016, dedicando-lhe as suas primeiras páginas e publicando a sua fotografia a seis colunas, ora a pedalar nas montanhas espanholas, ora a exibir o troféu conquistado. É o novo herói nacional da Colômbia! Os títulos escolhidos pela imprensa colombiana são muitos semelhantes: Nairo Rey de España, Orgullo colombiano, Nairo conquistó España, Nairo qué orgullo, Baño de gloria, etc.
Não é habitual tanta uniformidade jornalística em torno de um acontecimento ou de uma figura popular, sobretudo num país muito diverso e multicultural que tem em mãos o complexo processo de desmobilização das FARC, mas talvez seja por isso que o feito desportivo de Quintana está a ser aproveitado para estimular sentimentos de unidade nacional que andaram perdidos durante muitos anos sob o efeito do narcotráfico e da guerrilha. Um país que tem quase cinquenta milhões de habitantes e que, depois do Brasil, é o mais populoso país da América do Sul, precisa de símbolos nacionais inequívocos, como até agora tem sido Gabriel Garcia Márquez, o Prémio Nóbel da Literatura de 1982. Embora num outro plano de notoriedade e de popularidade, o ciclista Nairo Quintana e a sua vitória em Espanha beneficiaram naturalmente de uma excelente cobertura televisiva, que deu a conhecer ao mundo o seu desempenho atlético e a sua inequívoca vitória sobre o britânico Chris Froome. A Colômbia acompanhou e está orgulhosa do seu ciclista.
Depois do fim da guerra com as FARC, o Presidente Juan Manuel dos Santos teve agora um prémio merecido que o ajuda a cimentar a paz e a unidade nacional que persegue e de que a Colômbia precisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário