domingo, 16 de outubro de 2016

Cimeira coloca Goa no centro do mundo

O Estado de Goa recebeu este fim de semana a 8ª Cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, India, China e África do Sul), a que se juntaram como convidados os sete países membros do BIMSTEC (Bay of Bengal Initiative for Multi-Sectorial Technical and Economic Cooperation), isto é, Bangladesh, Butão, India, Myanmar, Nepal, Sri Lanka e Tailândia.
Significa que, durante dois dias, Goa recebeu doze Chefes de Estado ou Primeiros-Ministros mundiais e que, portanto, esteve no centro do mundo. O primeiro-Ministro indiano Narendra Modi escolheu Goa para receber Vladimir Putin e Xi Jinping, mas também Michel Temer e Jacob Zuma e, de entre as várias hipóteses  para instalar tão importante reunião internacional, decidiu-se pelo Hotel Taj Exotica, em Benaulim, no sul de Goa, um hotel de cinco estrelas cuja entrada é decorada com azulejos de inspiração portuguesa, produzidos localmente pela firma "Azulejos de Goa".
Numa altura de grande tensão internacional, provavelmente este encontro não tratou apenas de questões de cooperação económica, dos efeitos da globalização ou das alterações climáticas. De resto, os jornais goeses anunciaram que Modi e Putin decidiram lutar juntos contra o terrorismo e que a China e a Índia também trataram do mesmo tema.
O mais antigo jornal de Goa – oHeraldo – dedicou a sua edição de ontem a esta Cimeira que, de facto, colocou o antigo território português de Goa no centro do mundo, com a curiosidade deste encontro se ter realizado na região de Margão que é, provavelmente, a zona de Goa onde a herança cultural portuguesa permanece mais viva. Não deixa de ser curioso, também, que entre tantas regiões da Índia seja escolhido o Estado de Goa para receber esta Cimeira, a mostrar que 451 anos de presença na costa do Concão deixaram uma marca identitária de cosmopolitismo, de progresso e de harmonia social. Viva Goa!

Sem comentários:

Enviar um comentário