quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Aniversário da implantação da República

Celebram-se hoje 106 anos sobre a data em que foi implantada a República Portuguesa, na sequência de uma revolta preparada pelo Partido Republicano Português que foi bem sucedida.
O descontentamento popular era enorme devido à crise económica e social, havendo fortes críticas à subordinação nacional aos interesses britânicos, ao poder da Igreja, aos gastos da Família Real e ao governo da Ditadura. Esse descontentamento vinha-se acumulando desde há muitos anos e os adversários da Monarquia aumentavam. O Regicídeo de 1908 foi um sério aviso. Quando os marinheiros e os soldados se revoltaram em Lisboa estavam politicamente enquadrados pelos partidos republicanos e por outras organizações políticas, tinham o apoio da população e encontraram uma resistência débil. Na Rotunda impôs-se a tenacidade, a coragem e a inteligência do comissário naval Machado dos Santos e na manhã do dia 5 de Outubro de 1910, os dirigentes do Partido Republicano Português dirigiram-se para os Paços do Concelho, de cuja varanda José Relvas proclamou a República em nome do Povo, do Exército e da Armada. Pela mesma hora o rei D. Manuel II e a Rainha D. Amélia suamãe, embarcaram na Ericeira para o exílio.
O dia 5 de Outubro passou a ser um dia de grande unidade nacional. Durante muitos anos foi feriado, teve cerimónia oficial e foi dia de festa. Depois deixou de ser tudo isso. Voltou o feriado e a cerimónia oficial, mas a festa foi esquecida, inclusive pela Imprensa.
Hoje, apenas o Diário de Notícias da Madeira evoca a proclamação da República e fá-lo com grande destaque. São sinais dos tempos e da falta de memória histórica por que passa a nossa Imprensa que, certamente, esteve muito envolvida no cocktail da inauguração do Maat.

Sem comentários:

Enviar um comentário