sábado, 8 de outubro de 2016

Brasil: fé, devoção e património cultural

O jornal O Liberal que se publica na cidade brasileira de Belém do Pará, dedica a sua edição deste fim de semana às festividades promovidas em honra de Nossa Senhora da Nazaré, que se celebram naquela cidade desde 1793. Só por isso é um acontecimento histórico e cultural e não apenas religioso.
Aquela festa foi introduzida pelos jesuitas portugueses ainda no século XVII, que transpuseram para o Brasil o culto à Senhora da Nazaré. Porém, em nenhuma localidade brasileira aquela festividade suscitou tanta devoção como em Belém, onde se transformou num dos mais participados acontecimentos religiosos do mundo. Porém, o ponto alto das festividades é o famoso Círio de Nazaré, uma procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que percorre a cidade de Belém durante algumas horas e que junta mais de dois milhões de pessoas de todos os credos.
Actualmente, as manifestações de devoção religiosa em Belém estendem-se por duas semanas – a quadra nazarena – e incluem diversas cerimónias que mobilizam toda a população da região, como o translado da imagem da Senhora da Nazaré, as romarias rodoviária e fluvial e, ainda, outras procissões destinadas a jovens ou a crianças. Estão programadas doze procissões ou romarias que percorrerão cerca de 140 quilómetros em cerca de 40 horas, mas o acontecimento culminante da festa nazarena é o Círio de Nazaré que, no ano de 2013, foi inscrito pela UNESCO na sua Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Quando se trata do património cultural brasileiro de origem portuguesa reconhecido pela UNESCO, costumam indicar-se os centros históricos de Ouro Preto e Olinda, Salvador e São Luís de Maranhão, Diamantina e Goiás, com os seus santuários, igrejas, imagens e azulejos. Porém, o património cultural brasileiro inscrito nas listas da UNESCO também inclui património imaterial de origem portuguesa, como acontece com o Círio de Nazaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário