segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O referendo ameaça a paz na Colômbia

As enormes expectativas criadas há uma semana com a assinatura dos acordos de Cartagena e com o fim da guerra civil, tremeram ontem na Colômbia com o anúncio dos resultados do referendo promovido pelo Presidente Juan Manuel Santos: 49,8% dos colombianos disseram sim aos acordos de Cartagena, mas 50,2% recusaram-no. Em termos mais simples, o povo colombiano rejeitou o acordo de paz com as FARC.
Tal como aconteceu recentemente no Reino Unido, os referendos têm por vezes resultados inesperados e que tudo complicam...
A interpretação destes resultados mostra que os colombianos querem a paz, mas estão divididos e não a aceitam a qualquer preço. Assim, uma boa parte da população parece não querer esquecer e perdoar as práticas de terror desenvolvidas pelos guerrilheiros durante tantos anos e não aceita os termos negociados para a sua integração na sociedade colombiana.
Sabia-se das dificuldades que os guerrilheiros teriam na sua transição da selva para a cidade, mas não se imaginava que houvesse um tão forte sentimento de rejeição aos guerrilheiros, o que significa que as feridas da guerra são ainda muito profundas.
Hoje o jornal El Heraldo publica uma declaração de Juan Manuel Santos: “no me rendiré, seguié buscando la paz hasta el último minuto de mi mandato”. De facto, a tarefa que o Presidente da República da Colômbia tem pela frente é complexa e difícil mas, apesar da ameaça que é o resultado do referendo, os colombianos vão certamente ultrapassar esta dificuldade.

1 comentário:

  1. Uma coisa é o racional, outra, o emocional. Numa sociedade daquelas, com um terror de 5 décadas, venha o diabo e escolha.

    ResponderEliminar