terça-feira, 11 de outubro de 2016

Os novos sinais da diplomacia económica

Desde há muitos anos que assistimos à deslocação de comitivas ministeriais ou presidenciais, por vezes bem numerosas, aos mais diferentes lugares do mundo e com os mais diversos pretextos, embora quase sempre de índole económica, isto é, para atrair investimento ou para promover a exportação dos nossos produtos. Embora se trate de acções fundamentais da chamada diplomacia económica, até porque “quem não aparece esquece”, bem sabemos como a maioria das deslocações dessas comitivas de alto nível, cheias de assessores e jornalistas, são inconsequentes e não trazem qualquer benefício ao país. Muitas vezes, as extensas comitivas até são escandalosas exibições de novo-riquismo e de práticas turísticas. Seria bem interessante estudar os custos e os benefícios de cada uma dessas deslocações e, já agora, detectar quem tirou proveito pessoal delas...
A maior parte das vezes sabemos dessas deslocações apenas porque os jornalistas que nelas tomam parte as noticiam, sempre muito laudatoriamente, até porque nessas viagens é tudo em grande e nada lhes falta.
Uma das formas de perceber o interesse das deslocações dessas comitivas é através da imprensa local. Nunca, ou muito rarissimamente, a imprensa local noticia uma qualquer visita ministerial portuguesa. Fartei-me de pesquisar e pouco ou nada encontrei.
Estes comentários vêm a propósito da deslocação do Primeiro-ministro António Costa  à China, que a imprensa chinesa noticiou com grande destaque em vários jornais de língua chinesa e até inglesa, caso do China Daily. Não é costume. Para além de ilustrar a notícia com uma fotografia, o jornal destaca na sua primeira página uma declaração do Primeiro-ministro Li Keqiang: “Portugal pode ser uma ponte para outras nações”. Outro jornal destaca declarações do Presidente Xi Jimping a encorajar o investimento chinês em Portugal.
São declarações animadoras, mas não sabemos se têm substância. Veremos. Bom seria que aqui pudéssemos registar brevemente quaisquer notícias sobre verdadeiros investimentos chineses em Portugal que gerassem crescimento e emprego, até para ensinar uns tantos figurões que por aí andam e que tanto nos quiseram enganar, quando chamavam "investimento" à simples compra de casas com dinheiros de que não se sabia a origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário