quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Reformados europeus escolhem Portugal

La Voix du Nord, o diário de Lille que foi fundado em 1941 pela clandestina Resistência francesa e que na actualidade tem grande difusão nacional, destaca hoje uma reportagem com um sugestivo título em português:
Bem-vindo a Portugal”.
Segundo o jornal, Portugal é o novo destino favorito dos reformados franceses devido a factores diversos como a proximidade geográfica, a amenidade do clima, as facilidades fiscais, a segurança no espaço público, o atraente custo de vida, a cultura e a gastronomia, o preço do imobiliário e, até, a cordialidade e simpatia dos portugueses, bem como a sua facilidade de integração nas comunidades locais. Atraidos por estas condições e pela possibilidade de terem uma reforma tranquila ao sol, mas estimulados também pela promessa de um regime fiscal vantajoso, depois de 2013 mais de 25 mil franceses instalaram-se em Portugal.
Portugal tornou-se o destino privilegiado dos reformados franceses e um estudo recentementre revelado sobre os seus destinos preferidos, colocam Portugal à frente da Tailândia, Marrocos, Maurícias, Espanha, Bali, República Dominicana, Tunísia, Senegal e Brasil. Nesse estudo, Portugal e especialmente o Algarve, são classificados como a “Califórnia europeia”.
Porém, as facilidades fiscais para estes franceses “não residentes habituais” implicam uma permanência mínima de 183 dias no país, ou seja, que Portugal se torne a sua “residência principal”. Quando hoje, em muitas regiões do país, designadamente no Oeste ou nos Açores, se entra num restaurante ou num supermercado, é cada vez mais frequente encontrar reformados franceses, mas também de outros países europeus a consumir produtos e serviços portugueses e, por essa via, a ajudar o crescimento e o emprego no nosso país. Como diz hoje o jornal de Lille, que sejam bem-vindos!

Sem comentários:

Enviar um comentário