domingo, 2 de outubro de 2016

Argentinos festejam no Mundial de futsal

A cidade colombiana de Cali assistiu ontem à final da Copa Mundial de Fútsal de la FIFA – Colômbia 2016, em que a equipa da Argentina derrotou a equipa da Rússia por 5-4, tornando-se campeã mundial pela primeira vez nesta modalidade que, até então, apenas tinha tido o Brasil e a Espanha como campeões. Antes, jogaram as equipas de Portugal e do Irão para discutir o 3º lugar, mas depois de um empate por 2-2 no tempo regulamentar, a sorte dos pontapés de grande penalidade sorriu ao Irão e a equipa portuguesa regressou de Cali com um 4º lugar.
A vitória argentina teve honras de primeira página na maior parte dos jornais argentinos, como sucedeu com o diário Clarín que salientou em título “la alegria más grande en el futsal”, mas os jornais portugueses não deram qualquer destaque à participação portuguesa neste campeonato mundial. Apesar da equipa portuguesa não tenha atingido o resultado de 2000 quando se classificou em 3º lugar no campeonato do mundo disputado na Guatemala, a participação portuguesa em 2016 foi muito positiva, como se pôde observar através das transmissões directas da RTP. Depois de defrontar a Colômbia (1-1), o Panamá (9-0), o Uzbequistão (5-1), a Costa Rica (4-0) e o Azerbaijão (3-2), a equipa defrontou a Argentina nas meias-finais e foi derrotada por 5-2. Com esta derrota no jogo de acesso à final, a selecção portuguesa foi disputar o 3º lugar com o Irão e perdeu esse jogo.
A espetacularidade do futsal é entusiasmante e o 4º lugar obtido em Cali pela selecção portuguesa merece aplauso, tal como o virtuoso Ricardo Braga ou Ricardinho, um filho de Gondomar que além de já ser considerado o melhor jogador do mundo, foi o maior marcador de golos (12) nesta Copa Mundial de Fútsal de la FIFA – Colômbia 2016. Porém, a grande festa foi argentina como se vê na fotografia publicada pelo diário Clarín e na restante imprensa argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário