terça-feira, 1 de novembro de 2016

As modernas cidades da milenar India

Narendra Modi, o Primeiro-Ministro da Índia, visita hoje a cidade de Naya Raipur, a nova capital do Estado de Chhattisgarh na Índia Central, tendo o governo local decidido dar-lhe as boas vindas através de um anúncio que ocupa toda a primeira página da edição do Hindustan Times.
Por vezes, os jornais indianos parecem ser uma simples plataforma publicitária e não um veículo de notícias, tal a frequência com que vendem as suas primeiras páginas a todo o tipo de anúncios e anunciantes, incluindo mensagens de boas vindas, campanhas eleitorais, felicitações a personalidades, promoção de automóveis, de telemóveis e de imobiliário, serviços financeiros e outros produtos e serviços. Nesse sentido, o facto de um jornal destacar na sua primeira página um anúncio-mensagem de boas vindas a Narendra Modi é um acontecimento normal na Índia, mas que seria uma anormalidade no ocidente.
A milenar Índia é um país de contrastes únicos, muitos dos quais chegam a ser chocantes para os ocidentais, mas tem feito um grande esforço para se modernizar e para melhorar as condições de vida da sua população. O desafio é gigantesco e levará várias gerações para ser resolvido, mas essa melhoria já é hoje visível em algumas regiões e em alguns sectores económicos, tecnológicos e culturais. Foi nesse quadro de modernização que algumas cidades foram construídas de raiz e que hoje constituem as “brasílias da Índia”, vocacionadas para a centralização da modernidade e da tecnologia,  através das universidades, dos hospitais, dos transportes e das novas indústrias. Uma dessas cidades é Naya Raipur que é a capital do Estado de Chhattisgarh e que a publicidade diz ser a “India’s first modern and green capital of 21st century” e uma “Land of infinite opportunities”. É nessa nova cidade que o Primeiro-Ministro Narendra Modi inaugurará hoje novas infraestruturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário