sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O programa A400M entrou em via normal

O primeiro avião de transporte militar táctico A400M Atlas, fabricado pela Airbus Defence and Space nas suas instalações de Sevilha, vai ser entregue à Força Aérea espanhola nos próximos dias. Esta entrega tem um grande simbolismo para a indústria e para a economia espanholas, uma vez que o programa A400M tem passado por muitas dificuldades, enfrentou muitos detractores e o seu sucesso comercial ainda não está garantido.
O programa foi lançado em Maio de 2003 e assentou num prévio acordo com sete países da NATO – Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo – que asseguraram a compra de 180 unidades. Depois apareceu o interesse da África do Sul e da Malásia, tendo o volume total de encomendas atingido as 192 unidades. Porém, o primeiro voo de ensaio só aconteceu em 2009, com quase dois anos de atraso, pelo que a produção industrial só começou em 2011. A primeira unidade foi entregue à França em 2013, mas um acidente ocorrido no aeroporto sevilhano de San Pablo durante um voo de ensaio em Maio de 2015, atrasou ainda mais o programa e levantou dúvidas quanto à fiabilidade do projecto A400M. Nessa altura já estavam feitas três dezenas de entregas e, exceptuando a França, todos os países que já tinham recebido os aviões A400M suspenderam os seus voos por razões de segurança.
Os problemas detectados foram ultrapassados, a confiança no projecto foi recuperada e no ano de 2016 o ritmo de produção foi regularizado. A Espanha e a cidade de Sevilha sossegaram. O diário El Correo de Andalucia anuncia hoje que o primeiro dos 27 aviões encomendados pelo Ministério da Defesa espanhol vai ser entregue nos próximos dias, embora haja a intenção de ficar apenas com 14 na sua base de Saragoça e vender as outras 13 unidades a outros países.
Estima-se que o preço de cada avião seja da ordem dos 100 milhões de euros.
Não consta que a Airbus Defence and Space tenha recebido qualquer encomenda portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário