sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Renasceu a polémica em torno do Brexit

A inesperada notícia surpreendeu o Reino Unido e hoje todos os jornais britânicos dela fazem manchete: a questão do Brexit/Remain que tanto dividiu a população britânica no passado Verão, voltou a estar em cima da mesa devido à acção de uma senhora chamada Gina Miller, nascida na Guyana mas que sempre viveu na Inglaterra. Casada com um milionário inglês e com 51 anos de idade, a Senhora Miller dedica-se, entre outras actividades, a causas filantrópicas e a actividades cívicas.
Perante as dúvidas e as incertezas que se têm acumulado desde o referendo de 23 de Junho em que o Brexit venceu por escassa margem, deixando muita gente a temer pelo futuro e muitas vozes a reclamar por um novo referendo, a Senhora Miller avançou com um processo contra a Primeira Ministra Theresa May, com o argumento de que nem o governo britânico nem os seus membros tinham poderes para accionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa para abandonar a União Europeia, sem a prévia autorização do Parlamento.
Ontem foi conhecida a decisão do High Court que deu razão à petição da Senhora Miller e nas redes sociais ela passou a ser tratada como uma heroína nacional. Assim, o Parlamento terá que votar e Theresa May terá que esperar.
Tal como acontecera durante a campanha pelo Brexit ou pelo Remain, os jornais britânicos realinharam-se de imediato. O Daily Mail veio dizer que os juizes foram “enemies of the people” por terem decidido contra a vontade popular expressa no referendo, enquanto outros jornais destacam a fotografia de Gina Miller que se tornou uma figura nacional ao defender que o poder democrático está no Parlamento. O governo de Theresa May já anunciou que vai contestar a decisão judicial, mas o facto é que renasceu a polémica em torno do Brexit. E já agora é caso para perguntar qual o jornal português que teria coragem para chamar "inimigos do povo" aos nossos juízes?

1 comentário: