quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Um impressionante dilúvio sobre Darwin

A Austrália é um estado federal com seis estados federados e três territórios autónomos, um dos quais é o Northern Territory cuja capital é Darwin, que é a cidade australiana mais próxima de Timor Leste. Aquela região do litoral norte australiano foi visitada em 1838 por John Clements Wickham, o comandante do HMS Beagle, quando fazia o seu levantamento hidrográfico e que decidiu baptizar a baía onde fundeou com o nome de Port Darwin, em homenagem ao famoso naturalista Charles Darwin que era seu amigo e que, entre 1831 e 1836, embarcara naquele mesmo navio.
O Northern Territory tem uma extensão de 1420 km2 (15 vezes maior que Portugal) e apenas 200 mil habitantes, sendo uma região de clima tropical e, portanto, muito sujeita a tempestades e ciclones.
Segundo o jornal NT News que se publica em Darwin, no corrente mês de Novembro têm-se sucedido chuvas torrenciais e a precipitação média que em Novembro é de 141 mm, já esta semana tinha atingido 185 mm, quando ainda faltava mais de uma semana para acabar o mês.
O jornal publicou na sua primeira página uma impressionante imagem captada pelo fotógrafo amador Thomas Peck, que tendo viajado por todo o mundo “nunca viu nada que se comparasse ao dilúvio que se abateu sobre Darwin” há dois dias. Também nós, mesmo quando andamos por regiões tropicais, nunca vimos uma trovoada como aquela que nos mostra a bela fotografia de Thomas Peck.

Sem comentários:

Enviar um comentário