terça-feira, 29 de novembro de 2016

União de forças e de interesses ibéricos

Apesar de durante séculos termos trocado princesas com os espanhóis, o processo histórico gerou uma enorme rivalidade entre os dois países ibéricos, que muitas vezes se guerrearam e quase sempre viveram de costas um para o outro. Dizia-se mesmo que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. A herança de Tordesilhas que orientou os espanhóis para a América Latina e os portugueses para a África e o Oriente, a juntar à vocação de cada um dos países, mais marítima a portuguesa e mais continental a espanhola, acabou por determinar percursos históricos distintos, embora muitas vezes bem mais próximos do que parece.
O facto é que, actualmente, sob os pontos de vista demográfico e económico, mas também sob o ponto de vista cultural, os dois países ibéricos têm um lugar destacado no mundo, com os seus idiomas a serem falados por muitos milhões de pessoas. Porém, os poderes hegemónicos europeus não têm compreendido essa realidade e daí que esteja a nascer uma vontade ibérica de cooperação mais efectiva, como reacção à arrogância do norte e do centro da Europa, que é independente das cores partidárias que governam cada um dos países. Para além da vizinhança geográfica, das raízes culturais comuns e da semelhança das suas crises conjunturais, os dois países parecem querer afirmar-se cada vez mais como uma comunidade de interesses e querem mostrar que a união faz a força. O tempo em que os espanhóis nos consideravam demasiado pequenos e em que os portugueses não esperavam de Espanha nem bom vento nem bom casamento, já pertence ao passado. Republicanos ou monárquicos, mais à esquerda ou mais à direita, o futuro ibérico passa por uma união de forças e de interesses.
Os Reis de Espanha vieram visitar oficialmente Portugal e estão a ser recebidos com um invulgar afecto por parte dos portugueses e o diário ABC destaca na sua edição de hoje essa visita, fazendo referência exactamente a essa necessária união de forças e de interesses ibéricos perante a Europa e a América. 

Sem comentários:

Enviar um comentário