domingo, 18 de dezembro de 2016

O Brasil enguiçou, mas o Brasil vencerá!

O Brasil está a passar por um período difícil, não apenas por razões políticas e sociais, mas também por razões económicas, mas essa dificuldade não é apenas brasileira. Hoje é difícil encontrar um canto do mundo onde a harmonização entre a democracia, o crescimento económico e o emprego tenha inequívoco sucesso ou, dito de outra maneira, onde se caminhe firmemente para o progresso e o bem estar social das populações.
A globalização não está a ser uma luz que ilumina o mundo, a instabilidade é grande e vive-se num quadro de incerteza e de menor confiança no futuro. O nosso tempo, que se pensava poder ser de prosperidade devido aos progressos da ciência e da tecnologia, está a gerar muita conflitualidade, a paz global está ameaçada e surgem desafios a que se estava menos atento, como o combate à pobreza e à desigualdade, à poluição e à degradação do ambiente.
Tal como tem acontecido na generalidade das regiões do nosso planeta, também o Brasil atravessa um período de recessão económica e de instabilidade política, do qual precisa de sair  depressa para criar empregos, gerar rendimentos, reduzir a pobreza e assegurar os serviços fundamentais à população, como a educação, a saúde, a justiça e a segurança. Para conseguir tudo isso, o Brasil precisa de crescimento económico ou precisa de quebrar o enguiço.
A revista brasileira Época que se publica no Rio de Janeiro abordou esse problema na sua última edição - com uma capa cheia de criatividade - e trata do assunto numa perspectiva económica, recorrendo a uma máquina que harmoniza duas grandes engrenagens, isto é, a força de trabalho (capital humano) e os meios de produção (capital físico). Está certo e é isso que se aprende nas escolas de economia. Porém, esse crescimento económico não resulta apenas dessas duas engrenagens pois depende de uma complexa equação a muitas incógnitas e há três delas que são essenciais: a estabilidade política, o regular funcionamento das instituições e a confiança. As elites brasileiras deslumbraram-se com um ciclo económico favorável e abriram caminhos que agora não controlam. A máquina do crescimento quebrou. É preciso mais investimento. Mais produtividade. Menos burocracia. Mais inovação. Mais estabilidade política. Mais confiança. Mas o Brasil vencerá!

Sem comentários:

Enviar um comentário