quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

200 anos do jornal nacional da Escócia

 
O jornal The Scotsman celebra hoje o seu 200º aniversário e decidiu comemorar a data com uma edição especial de acentuado orgulho nacionalista, não só para assinalar uma tão invulgar longevidade, mas para tomar posição perante as circunstâncias políticas que atravessam o Reino Unido. Na capa dessa edição, o jornal apresenta uma flor do cardo, que é um dos mais populares símbolos nacionais escoceses, depois da bandeira azul com a cruz branca de Santo André.
A Escócia ocupa a parte norte da ilha da Grã-Bretanha, tem cerca de seis milhões de habitantes e tem a sua capital em Edimburgo. Desde o dia 1 de Maio de 1707 que se ligou à Inglaterra para formar o Reino Unido da Grã-Bretanha, com um Parlamento único e uma união aduaneira, mas essa união tem passado por algumas ameaças de cisão. A última aconteceu em Setembro de 2014 quando foi realizado um referendo a favor da independência escocesa, em que os independentistas conseguiram 45% dos votos. Entretanto houve o referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e 68% dos escoceses votaram contra o chamado Brexit.
A Escócia está, portanto, a viver uma situação instável, entre a independência ou não independência, mas também entre a permanência ou não permanência na União Europeia. Nicola Sturgeon é a primeira-ministra escocesa e tem defendido essas duas causas, isto é, a defesa da independência e, agora, a permanência na União Europeia.
O jornal The Scotsman afirma-se o jornal nacional da Escócia e é um grande aliado das posições defendidas por Nicola Sturgeon. Na sua edição de hoje o jornal evoca com orgulho a história da Escócia e recorda muitos dos escoceses ilustres como Adam Smith, considerado o pai da Economia, mas também outros seus filhos famosos como Alexander Fleming, Jackie Stewart, Sean Connery, Paul McCartney, Mick Jagger e Alex Ferguson.

Sem comentários:

Enviar um comentário