sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Angola afirma-se como potência regional

 
Em Maio de 2014 realizou-se o primeiro recenseamento geral da população de Angola depois da independência e foi apurado que a população do país era de quase 26 milhões de habitantes, concentrados sobretudo nas províncias de Luanda (27%), Huila (10%), Benguela (10%) e Huambo (10%), enquanto a menos populosa das províncias angolanas era o Bengo (1%).
O recenseamento revelou que a população se repartia entre 48% de homens e 52% de mulheres e que, depois do português, as línguas nacionais mais faladas eram o umbundu (23%), o quicongo (10%) e o quimbundo (8%). Entretanto o Instituto Nacional de Estatística de Angola veio agora actualizar os dados sobre a população residente e anunciou que já são 28 milhões o número de angolanos, notícia que o jornal O País hoje divulgou.
Significa que, para além da sua extensão territorial e da abundância dos seus recursos naturais, a República Popular de Angola possui um enorme capital que é a sua população de 28 milhões de pessoas, que é uma população jovem e que tem taxas de crescimento demográfico sustentáveis. Assim, as autoridades democráticas de Angola têm as condições para prosseguir o desenvolvimento económico e social do país porque, como dizem os tratados de Economia, não lhe faltam os dois principais factores de produção, isto é, o trabalho e o capital, embora aqui tomados num sentido abstracto e sem atender à sua qualidade e natureza. Angola é, de facto e cada vez mais, uma potência regional no Atlântico Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário