segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O português é uma língua em ascensão

O diário Hoy é o principal jornal da Extremadura espanhola e tem edições simultâneas nas cidades de Badajoz e Cáceres.
Hoje, ambas as edições destacam o ataque terrorista que aconteceu na noite da passagem do ano numa discoteca de Istambul, mas também incluem um anúncio na sua primeira página que chama a atenção dos portugueses, pois reproduz a bandeira nacional.
O anúncio promove a venda de um “Curso audiovisual de autoaprendizaje de português” que tem o valor de 103 euros, mas que pode ser comprado nas instalações do jornal por 24,95 euros, isto é, trata-se de uma promoção com um desconto de 78,05 euros que representa uma poupança de 76%. Nesta altura, segundo o jornal, “ya lo tienen 5”.
O anúncio convida os leitores a aprender português de forma amena e ao ritmo de cada um, diz que “es el momento de aprender portugués” e acrescenta que “o Curso es compuesto por todo el material audiovisual, diccionario y casos prácticos que te permitirán defenderte en las destrezas básicas de un idioma en alza: leer, escribir y hablar português”.
Idioma em alza” significa idioma em ascensão ou idioma em alta. De facto, o português é falado por mais de 200 milhões de pessoas e é a 6ª língua mais falada no mundo, depois do mandarim, do espanhol, do inglês, do híndi e do árabe. Qualquer dia, quando uma proposta feita em 2008 pelos países da CPLP vingar, há-de tornar-se a 7ª língua oficial das Nações Unidas.

1 comentário:

  1. Era bom é que fosse defendida por todos os portugueses, principalmente pelos mais responsáveis e que se desse uma machadada final no famigerado dito novo Acordo Ortográfico.

    ResponderEliminar