sábado, 7 de janeiro de 2017

R.I.P. Mário Soares

Mário Soares faleceu esta tarde no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa aos 92 anos de idade.
O país está de luto. Portugal perdeu um homem que marcou o nosso século XX e que é um dos maiores símbolos da nossa Democracia.
Desde muito jovem que Mário Soares lutou corajosamente contra a Ditadura. Foi preso, foi deportado e conheceu o exílio, tendo sido nessa altura que fundou o Partido Socialista. Regressou a Portugal depois do libertador dia 25 de Abril de 1974 e tornou-se uma figura de referência nacional, vindo a ser deputado, ministro, primeiro-ministro, Presidente da República e eurodeputado.
Portugal deve muito a este antigo Presidente da República Portuguesa, porque o seu prestígio pessoal e político a nível internacional foram um passaporte necessário para a entrada numa Europa desconfiada do que se passava em Portugal e que saíra há pouco tempo de um regime opressivo e ditatorial.
Como todos os políticos, Mário Soares não recolhia o apoio unânime dos portugueses mas todos lhe reconhecem um protagonismo decisivo na consolidação do regime democrático, na integração política e social na família europeia e na intransigente defesa da Liberdade. Ninguém ficou indiferente às suas exemplares qualidades de coragem, de tenacidade e de persistência, nem aos seus valores cívicos e culturais, que fizeram dele um político muito respeitado até pelos seus adversários.  
As instituições não deixarão de prestar as homenagens que são devidas a Mário Soares, um símbolo da Liberdade e uma das mais importantes personagens do século XX português, que a Europa e o mundo admiravam. Aqui lhe deixamos um singelo tributo.

Sem comentários:

Enviar um comentário