sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Theresa May foi a correr a Washington

A primeira-ministra britânica Theresa May não se tem deslocado a Bruxelas nem a Berlim e talvez nunca tenha visitado Lisboa ou Madrid, mas meteu-se num avião e foi a Washington para visitar o Donald que mora na Casa Branca desde há uma semana. Esta viagem de quem foi contra o Brexit e que agora o defende com entusiasmo e teimosia, só revela muita fraqueza e muita necessidade de amparo que, pensa ela, só o fanfarrão do Donald lhe pode dar. No meio de tantas incertezas nas duas margens do Atlântico é caso para perguntar: porquê tanta pressa?
Não nos interessam as motivações passionais da primeira-ministra britânica que sucedeu a David Cameron, mas o facto é que antes de consumar o divórcio com a União Europeia, ela correu apressadamente para os braços musculados do Donald e, segundo refere hoje o jornal The Independent, ela está completamente trumped. Provavelmente não será apenas a Barbie Trump que não vai gostar deste assédio ao seu Donald de uma senhora inglesa de 60 anos de idade e que é oriunda do condado de Sussex, no sul da Inglaterra.
Os orgulhosos ingleses também não se sentirão confortados com esta submissão de Theresa May à arrogância americana, agora assumida pelo Donald e, com esta tão apressada viagem, os 68% de escoceses que rejeitaram o Brexit vão repensar a sua opinião a respeito da independência escocesa, porque não quererão estar tão trumped como Theresa May. A não ser que tudo isto não passe de um mero flirt ou de um simples encontro para matar saudades. 

Sem comentários:

Enviar um comentário