segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Um iceberg do tamanho do Algarve?

São muito frequentes os desprendimentos de blocos de gelo polares, quer no Ártico quer no Antártico, que depois navegam pelas altas latitudes e são conhecidos por icebergs. Os seus riscos para a navegação marítima são evidentes e a história do Titanic é o maior exemplo da sua perigosidade.
Porém, com os modernos meios de observação via satélite e com outros meios de acompanhamento e rastreio, é cada vez mais possível prever esses desprendimentos de gelos e acompanhar os seus movimentos no mar. Foi exactamente por essa via que nas últimas semanas foi detectada na Antártida uma fenda que tem aumentado e que, segundo os especialistas, pode dar origem a um iceberg gigantesco de cerca de 5.000 quilómetros quadrados de superfície e cerca de 350 metros de espessura. A acontecer, será um dos maiores icebergs alguma vez registados no nosso planeta.
Alguma imprensa internacional tem noticiado esta hipótese e o diário argentino Uno que se publica na cidade de Mendoza, destaca hoje essa possibilidade na sua primeira página, ao mesmo tempo que informa que o fenómeno não terá consequências oceanográficas para as populações ribeirinhas do hemisfério sul.
No entanto, a dimensão deste possível iceberg impressiona. Acontece que o Algarve tem cerca de 4.997 quilómetros quadrados de superfície e, por isso, se a massa de gelo se desprender como prevêem os cientistas, teremos um iceberg do tamanho do Algarve a navegar pelos mares do Sul.
É bem curioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário