terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O Donald é um perigo para a paz mundial

Adicionar legenda
Os Estados Unidos são a superpotência militar do planeta, tendo um orçamento militar  da ordem dos 600 mil milhões de dólares (cerca de 570 mil milhões de euros), que é três vezes superior ao da China e sete vezes superior ao da Rússia, superando o gasto combinado dos sete países que o seguem na lista dos maiores orçamentos militares, conforme revela hoje o jornal El Periódico de Barcelona.
Note-se que o orçamento militar americano é três vezes superior ao Produto Nacional Bruto português! Porém, Donald Trump ainda acha pouco e anunciou que vai pedir ao Congresso um reforço de 54 mil milhões de dólares no orçamento militar, correspondente a um aumento de 9%, porque “já são horas dos Estados Unidos voltarem a ganhar guerras”. Na sua declaração, Donald Trump disse que o exército americano iria ser melhorado, bem como todas as suas capacidades ofensivas e defensivas, para que seja ”maior, melhor e mais forte que nunca”. Depois, assumindo-se como o fanfarrão do costume, disse esperar que não seja necessário utilizá-lo, mas que “ninguém se vai meter connosco”. Depois de criticar o dinheiro que os americanos têm gasto nas guerras do Médio Oriente nas últimas décadas, afirmou que a partir de agora a América lutará para ganhar ou simplesmente não combaterá. O El Periódico salienta que esta opção de Donald Trump é um “regalo para la industria armamentística que ya de por sí vive una época dorada gracias a conflictos como los de Yemen y Siria, que han disparado el gasto militar de Arabia Saudí y los países del Golfo”.
Segundo tem sido afirmado, este aumento da despesa militar americana vai afectar significativamente o orçamento da protecção ambiental, da cooperação internacional e, provavelmente, as pensões e o sistema de saúde. O Donald é mesmo um perigo até, ou sobretudo, para os americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário