sábado, 18 de março de 2017

A paz está de regresso ao País Basco

A Euskadi Ta Askatasuma que é conhecida pela sigla ETA e que em língua basca significa “Pátria Basca e Liberdade”, anunciou ontem que vai entregar todas as suas armas e abandonar em definitivo a luta armada, o que significa que a paz está de regresso ao País Basco.
A ETA foi fundada em 1959 como uma organização cívica e cultural e integrou-se no movimento de libertação nacional basco, mas depressa evoluiu para uma organização paramilitar e separatista, lutando pela independência do País Basco, um território que se distribui por Espanha e França.
Depois de alguns anos de interrupção das suas actividades violentas e de discretas negociações, a ETA veio anunciar o seu desarmamento completo e o fim da luta armada, ao mesmo tempo que anunciou um plano para a entrega das armas e explosivos escondidos no País Basco francês, até ao próximo dia 8 Abril. A operação será difícil e complexa, porque envolve muita gente que apoiou a ETA e porque uma parte dessas armas está escondido em casas particulares, cujos donos ainda não estão seguros da não intervenção policial. Embora o governo espanhol exija que a ETA também anuncie a sua dissolução, o facto é que o seu anúncio gerou uma onda de optimismo por estar à vista o fim de mais de 50 anos de violência e terror, em que a ETA foi responsável pelo assassínio de 829 pessoas.
Mariano Rajoy e Iñigo Urkullu, o presidente do governo autónomo do País Basco espanhol, assim como as associações da sociedade civil do País Basco francês que têm conduzido o processo no terreno, têm sobre os seus ombros a importante tarefa de fazer com que a paz regresse ao País Basco, que é destacada hoje em toda a imprensa espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário