sexta-feira, 17 de março de 2017

Ciclos económicos e ciclos políticos

A revista The Economist destaca na sua edição que hoje entrou no seu habitual circuito de distribuição, a notícia da surpreendente reanimação da economia mundial que parece estar, finalmente, a acontecer na América, na Europa, na Ásia e nos mercados emergentes. Depois de várias falsas partidas, diz a revista, a economia global goza de uma recuperação sincronizada.
Depois da crise financeira de 2008, que foi a maior que o mundo conheceu desde a Grande Depressão de 1929, pela primeira vez e depois de uma brevíssima recuperação em 2010, os indicadores económicos estão a disparar ao mesmo tempo por todo o lado. Os sinais são animadores na Índia e em Taiwan, na China e no Japão, na Rússia e no Brasil. Na União Europeia os índices de confiança estão no seu ponto mais alto desde 2011 e o desemprego está ao seu nível mais baixo desde 2009. Até no pequeno e periférico Portugal há sinais de melhoria económica que estão a deixar a oposição constipada e sem voz.
Num estudo recente feito por dois investigadores da Universidade de Harvard que averiguaram mais de uma centena de crises financeiras, foi concluído que, em média, a recuperação da actividade económica e dos rendimentos depois das crises, só voltam depois de oito anos. Assim, parece que está na hora da recuperação mundial.
Porém, a revista também destaca que os ciclos económicos e os ciclos políticos não costumam andar sincronizados e que, por isso, em paralelo com a recuperação económica há grandes problemas políticos na América, no Reino Unido, na França e em outros países. Parece, então, que a reanimação económica mundial de que The Economist faz eco, acontece por causa da “mão invisível” de Adam Smith.

Sem comentários:

Enviar um comentário