quarta-feira, 29 de março de 2017

Lisboa: cidade e turismo de mãos dadas

Por circunstâncias muito diversas mas que acabam por ser convergentes, a cidade de Lisboa está a tornar-se num pólo turístico à escala europeia ou mesmo mundial, ao receber muitos milhares de turistas. Há turistas por todo o lado.
O turismo tem transformado a cidade que está mais moderna, mais acolhedora e mais cosmopolita. Os turistas deambulam por toda a cidade e pelos arredores de Cascais e Sintra, enchem as esplanadas do Terreiro do Paço e fazem longas filas para comprar os pastéis de Belém; sentam-se na Ribeira das Naus a ver o Tejo com o movimento dos cacilheiros e o voo das gaivotas; acotovelam-se para entrar nos Jerónimos ou na Torre de Belém; assaltam as colinas do Castelo e as ruas estreitas da Alfama; sentam-se nas esplanadas da Brasileira ou da Bénard e fazem-se fotografar ao lado da estátua de Fernando Pessoa; visitam museus e igrejas, sobem até aos miradouros do Monte e da Graça para observar a cidade das sete colinas. À noite divertem-se. A hotelaria e o comércio lisboeta animam-se e o produto nacional, o emprego e a balança de pagamentos agradecem esta circunstância que se espera seja sustentável.
A prestigiada revista francesa Geo, que é especialista em turismo e lazer, dedica a sua edição nº 458 de Abril de 2017, que hoje foi posta a circular, à cidade de Lisboa. Chama-lhe magnétique, o que significa que atrai. Na sua primeira página destaca uma fotografia da Torre de Belém e do azul do mar, tendo escolhido para título a frase Comment cette belle ville du Sud devient une grande capitale d’Europe e, na sua reportagem, diz que Lisboa est la plus irrésistible des capitales européennes. Embora sejam frases agradáveis que os portugueses gostarão de ler, há um acentuado exagero nesta laudatória reportagem que, embora assente numa realidade quotidiana que todos vemos, até parece ter sido feita por encomenda. E lá teremos mais turistas e mais pastéis de nata para vender...

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