sábado, 18 de março de 2017

O estilo provocatório de Donald Trump

As coisas parece não estarem a correr bem a Donald Trump e a oposição americana começa a organizar-se para responder a uma linha de actuação presidencial que muitos consideram provocatória. Esta é, no essencial, a mensagem contida na última edição da revista francesa L’Express.
Embora o estilo do Donald já tivesse sido revelado durante a campanha eleitoral que o levou à presidência dos Estados Unidos, pensava-se que o simbolismo da Casa Branca e a própria experiência presidencial o iriam moderar nas suas atitudes e no seu discurso, mas parece que ele mantém o seu peculiar estilo.
Começou por exibir a sua forma arrogante e fanfarrona na relação com o México por causa da construção do muro a separar os dois países. Depois tratou de advertir o Irão por ter lançado um míssil experimental. Foi insolente para com a China a propósito da expansão chinesa no mar do Sul da China que, segundo muitos observadores, é um dos mais perigosos lugares de potencial conflito militar que temos hoje no mundo. Não tem cessado de hostilizar a União Europeia, ao mesmo tempo que elogia o Brexit e apoia o governo de Theresa May. Noutro plano, tratou de insultar os mass media, atacar os emigrantes de origem muçulmana e, agora, critica a China e ameaça a Coreia do Norte, porque considera que terminou a política de paciência estratégica”.   
Porém, parece que a oposição americana se está a  organizar e a contrariar o Donald em muitas instâncias do poder. Nos últimos dias, dois juízes bloquearam, primeiro no Havai e depois em Maryland, o decreto anti-imigração que visa impedir a entrada de pessoas de origem muçulmana provenientes de seis países de que o Donald não gosta, mas que serão dos que mais precisam de solidariedade. 
Em menos de dois meses, o Donald já desilude muitos dos que nele votaram e tem a popularidade em queda.

Sem comentários:

Enviar um comentário