terça-feira, 28 de março de 2017

O paraíso dos reformados é em Portugal

Hoje, os escaparates franceses exibem um jornal em que se destaca a palavra Portugal, por muito boas razões. Trata-se do jornal Sud-Ouest que é um diário publicado em Bordéus e que é o terceiro maior jornal regional francês com uma circulação da ordem das 300 mil cópias.
Na sua edição de hoje, o jornal elege Portugal como notícia da sua primeira página e considera-o como o paraíso ou o eldorado dos reformados franceses. O jornal veio a Portugal para saber as razões porque são cada vez em maior número os reformados franceses que escolhem este país meridional e periférico para se instalarem, sobretudo no Algarve, mas também noutras regiões como o Oeste, a costa alentejana ou os Açores. Nos últimos anos esse número aumentou consideravelmente e a principal razão desta escolha parece ser um custo de vida mais barato e a possibilidade de poderem usufruir de regimes fiscais benevolentes. Porém, há outras razões de peso para a escolha dos reformados franceses, que vão desde a segurança e da amenidade do clima, até à riqueza do seu património monumental e da sua gastronomia, para além da simpatia, da cordialidade e da cultura dos portugueses.
Afinal e, ao contrário do que dizem alguns burocratas europeus que acusam os portugueses de “viver acima das suas possibilidades” ou de gastar tudo em “copos e mulheres e depois pedir dinheiro emprestado”, as opções dos reformados franceses mostram que Portugal é um país pacífico e acolhedor que merece mais respeito por parte dos Dijsselbloems e dos Schaübles, bem como da sua arrogância e sectarismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário