domingo, 16 de abril de 2017

Teimosia de Donald Trump e Kim Jong-un

A propósito do aumento da tensão entre os Estados Unidos de Donald Trump e a Coreia do Norte de Kim Jong-un, muitos jornais têm exibido fotos da força naval em que se integra o porta-aviões USS Carl Vinson a navegar para a península coreana ou do imponente desfile dos mísseis balísticos norte-coreanos na recente parada militar realizada em Pyongyang, por ocasião dos 105 anos do nascimento de Kim Il-sung, o fundador do país. Aviões desenharam o número 105 no céu, enquanto alguns milhares de militares desfilaram e outros tantos milhares de civis saudaram Kim Jong-un. O orgulho e a arrogância norte-coreana até fez lembrar o Iraque de Sadam Hussein nas vésperas da invasão americana de 2003.
Hoje, o jornal The Independent também trata do assunto, mas ilustra-o com uma fotografia muito original do desfile das mulheres das Forças Armadas norte-coreanas.
Os ânimos têm estado muito exaltados entre o fogoso Kim Jong-un de 33 anos de idade e o entusiasmado Donald que em breve perfaz 71, tendo ambos produzido declarações muito perigosas e de uma enorme arrogância. Apesar dos repetidos avisos chineses e russos para que cessem as provocações mútuas, a tensão continua muito alta e já ninguém afasta a possibilidade de um conflito armado na região, embora todos o temam pela sua enorme imprevisibilidade. Enquanto Donald tem repetido que vai resolver o problema da Coreia e tem mobilizado os seus aliados japoneses e sul-coreanos, a Coreia do Norte tomou a iniciativa de realizar mais um ensaio de lançamento de mísseis e ameaça destruir os navios norte-americanos que se aproximam do seu território em caso de qualquer agressão. Donald Trump e Kim Jong-un são muito teimosos e só se deseja que não levem a sua teimosia longe de mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário