quinta-feira, 6 de abril de 2017

Aprender o português no Luxemburgo

O primeiro-ministro português António Costa, efectuou ontem uma visita oficial ao Luxemburgo a convite do seu homólogo luxemburguês Xavier Bettel, tendo saudado os cinco memorandos de entendimento assinados durante a visita, em especial aquele que vai reforçar o ensino do português nas escolas, como salienta hoje Le Quotidien na sua primeira página. 
O Luxemburgo é um pequeno país com 550 mil habitantes, onde cerca de 100 mil são portugueses, isto é, quase 20% da população é portuguesa e constitui a maior comunidade estrangeira do país.
Porém, a completa integração social das comunidades estrangeiras passa sempre pela aprendizagem da língua do país de acolhimento, embora seja natural que essas comunidades queiram manter a sua língua materna e as suas raízes culturais, uma compatibilidade que se tem visto que, por vezes, é muito difícil.
Por isso, o memorando ontem assinado sobre o ensino da língua portuguesa no Luxemburgo é muito importante, pois permite que as novas gerações de portugueses tenham uma aprendizagem multilingue desde o ensino pré-escolar, possam ter plena integração no sistema de ensino luxemburguês e não tenham uma barreira acrescida no seu progresso educativo.
O modelo adoptado introduz cursos complementares em português a realizar fora do horário escolar, o que vai representar uma sobrecarga horária para os alunos de português e vai obrigar à contratação de mais professores. Mas valerá a pena. A aprendizagem do português em casa e no ambiente familiar resolve o problema da conversação mas não resolve o problema da escrita e, por isso, é frequente encontrarmos portugueses que vivem no estrangeiro e que falam mas não escrevem em português, apenas porque lhe faltou a aprendizagem na escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário