quarta-feira, 19 de abril de 2017

As alegrias que o Ronaldo nos vai dando

O futebolista Cristiano Ronaldo jogou ontem pelo Real Madrid contra o Bayern de Munique no jogo da segunda mão do apuramento para as meias-finais da Liga dos Campeões e marcou três golos. Na semana passada Ronaldo tinha marcado dois golos à mesma equipa e, portanto, o Bayern e o seu famoso guarda-redes encaixaram cinco golos marcados por Ronaldo. É obra. O orgulho alemão tem, certamente, muita dificuldade para digerir a humilhação a que foi sujeito por um futebolista madeirense. Na passada semana ele já tinha cometido a proeza de chegar aos 100 golos nas provas europeias, mas ontem tornou-se o primeiro futebolista a alcançar 100 golos na Liga dos Campeões. Um jornal que destaca a proeza de Cristiano Ronaldo vai ao pormenor de nos revelar que desses 100 golos na Liga dos Campeões, houve 69 obtidos com o pé direito, 14 com o pé esquerdo e 17 com a cabeça... Tudo medido e conferido ao pormenor.
O jornal A Bola, que a tribo lusitana do futebol consagrou como a verdadeira "Bíblia", esqueceu por umas horas os calores do Sporting-Benfica que se aproxima e a necessidade de “vender papel” e, na sua edição de hoje, homenageia Ronaldo, a quem chama o Mister Champions, por ser o primeiro futebolista a chegar aos 100 golos na prova. E fez bem, porque o Ronaldo merece o nosso apreço pelas alegrias que vai dando aos portugueses.
No entanto, esta performance ronaldina que tanto nos entusiasma, não pode ser transposta para outras esferas da nossa vida colectiva, designadamente para a toponímia da nossa geografia ou das nossas infraestruturas. É leviandade, é demagogia e é deslumbramento circunstancial. Mesmo com o apoio dos nossos mais representativos políticos. Ao futebol, apenas o que é do futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário