quinta-feira, 20 de abril de 2017

As velas brasileiras de visita à Europa

Nos últimos tempos não têm sido animadoras as notícias que nos chegam do Brasil, sobretudo depois daquela aparente precipitação que foi a destituição da Presidente Dilma Rousseff. Foi a partir daí que se acentuaram as notícias sobre a operação Lava-jato, sobre a crise económica e social, sobre a insegurança em algumas cidades e até sobre a persistente permanência do futebol brasileiro num inesperado patamar de quase vulgaridade. A leitura da imprensa brasileira raramente tem notícias animadoras, embora isso aconteça em toda a parte quando ciclicamente se atravessam as situações de depressão ou de crise.
Porém, apesar desta tendência depressiva, também há boas notícias. Hoje, por exemplo, o diário O Liberal da cidade de Belém destaca a visita da galera Cisne Branco, um veleiro da Marinha do Brasil, com uma fotografia de primeira página. A notícia refere que o navio iniciou no passado dia 2 de Abril no Rio de Janeiro uma viagem com a duração de cerca de seis meses baptizada como “Europa 2017”. Quando, no dia 14 de Outubro, regressar ao Brasil, o navio terá visitado 18 portos de 12 países, incluindo Lisboa e Ponta Delgada. O veleiro de 76 metros de comprimento foi construído em Amsterdão e foi incorporado na Marinha brasileira em Fevereiro de 2000 e é, naturalmente, um símbolo do Brasil e da sua Marinha, sendo-lhe atribuídas missões de representação nacional em eventos náuticos internacionais, de apoio à diplomacia brasileira, de preservação da memória histórica do país e, ocasionalmente, de instrução de jovens cadetes da Marinha brasileira.
A imagem de um veleiro como o Cisne Branco tem sempre uma faceta estimulante e de desafio. Se antes era o desafio e a aventura pelos mares desconhecidos e pelas grandes viagens, hoje é o desafio do progresso e da preservação do património comum que são os oceanos, isto é, duas causas bem estimulantes de que os brasileiros certamente comungam.

Sem comentários:

Enviar um comentário