quarta-feira, 12 de abril de 2017

O Brasil treme com a operação Lava Jato

Embora deste lado do Atlântico saibamos pouco sobre o que se passa no Brasil em relação à Operação Lava Jato ou à propina paga pela Petrobras ou aos acordos de  delacção premiada que foram feitos entre a autoridade judicial e os executivos da Odebrecht e de outras grandes empresas, o facto é que de vez em quando somos surpreendidos com as notícias que nos chegam do Brasil. O ministro   Edson Fachin, que é o relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, provocou um verdadeiro terramoto político ao dar luz verde para a abertura de processos a dezenas de altas figuras do Estado. 
Hoje, o diário O Globo tal como a generalidade da imprensa brasileira, destacou que a República é que está a ser investigada e que há suspeitas sérias em relação a 8 ministros, 12 governadores, 24 senadores, 37 deputados e 5 antigos Presidentes da República. Estas informações impressionam toda a gente e os brasileiros têm todas as razões para estar preocupados, porque estes números envergonham o Brasil. Parece, então, que as investigações em curso que a Polícia Federal brasileira tem conduzido para apurar os esquemas de generalizada corrupção activa e passiva, de lavagem de dinheiro, de gestão fraudulenta, de recebimento de vantagens indevidas e, de uma forma geral, de enriquecimento ilegal e criminoso, têm uma dimensão transversal por todo o país e neles estão envolvidas as elites brasileiras.
Por aqui, vamos continuar a acompanhar as notícias da Operação Lava Jato para saber se vai ser possível fazer a limpeza a que aspira a sociedade brasileira. Por cá não temos nenhuma Operação Lava Jato, nem nada que se pareça. Aqui não se procura acabar com os males da nossa floresta de vícios e proceder à sua limpeza, porque os nossos sapadores florestais apenas se interessam por uma ou outra árvore de que não gostam e não procuram limpar a floresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário