domingo, 30 de abril de 2017

Treinadores portugueses brilham lá fora

Nos últimos anos, o futebol penetrou com grande intensidade no quotidiano das sociedades modernas, não só porque se trata de um espectáculo de grande carga estética e emocional e de um grande negócio que movimenta muitos milhões, mas também porque é servido por uma máquina de promoção em que entra a publicidade, o marketing e o chamado jornalismo desportivo. É um mundo em que entram jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, técnicos, preparadores físicos, massagistas, roupeiros, jornalistas, comentadores, claques, patrocinadores e muito mais gente. É um mundo de rivalidade e, muitas vezes, de confronto. Portugal está bem cotado mundo do futebol. É o campeão europeu! Os futebolistas portugueses são talentosos e jogam nas melhores equipas mundiais, enquanto o melhor do mundo é português.
Porém, a figura do treinador tem-se tornado muito importante, não porque marque golos, mas porque orienta as equipas e as suas tácticas, para além de ocupar horas nas televisões a debitar banalidades. Há um numeroso grupo de treinadores portugueses de muito sucesso no estrangeiro. Sérgio Conceição é um deles, depois de ter sido um futebolista de talento.
No passado dia 8 de Dezembro teve a sua primeira oportunidade como treinador no estrangeiro, quando aceitou treinar o FC Nantes que se encontrava em 19º lugar e em zona de despromoção no campeonato francês. Desde então, a equipa conseguiu 10 vitórias e cinco empates em 18 jogos e chegou ao 8º lugar. A recuperação do FC Nantes sob a direcção de Sérgio Conceição está a ser espectacular e a impressionar o meio futebolístico francês. Por isso, o clube já anunciou o prolongamento do seu contrato até 2020, enquanto o diário Presse Océan de Nantes destaca essa notícia com uma fotografia a quatro colunas. É obra. Nasceu mais uma estrela no meio dos treinadores portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário