domingo, 23 de abril de 2017

Um grande jornal em Belo Horizonte

O Estado de Minas é um diário que se publica em Belo Horizonte, a capital do Estado de Minas Gerais, sendo considerado o grande jornal dos mineiros e um dos jornais de referência brasileiros. Na sua edição de hoje, o jornal destaca três temas de grande interesse cultural e político. Como tema principal, o jornal reproduz a imagem do Guernica de Pablo Picasso quando se estão a celebrar 80 anos sobre esse famoso quadro, que deixou de representar o ataque da aviação alemã sobre a cidade basca de Guernica no dia 26 de Abril de 1937, para se tornar o símbolo dos horrores de todas as guerras.
Depois, o jornal faz um balanço do valor que o Brasil perdeu com a “montanha de propinas” que a Odebrecht destinou a políticos de 26 partidos e calcula que esse valor atingiu dez mil milhões de reais que, ao câmbio actual, representa cerca de três mil milhões de euros. É muito dinheiro e, segundo afirma o próprio título do jornal, o Brasil não só perdeu esse dinheiro, como também perdeu a vergonha na cara. De facto, esse dinheiro resolveria muitos problemas na saúde, na educação e nas infraestuturas, para além de atenuar muitos problemas sociais. Sabe-se que a corrupção existe em maior ou menor escala em todo o mundo, mas parecia impensável que tivesse uma dimensão destas num país democrático e civilizado.
O jornal ainda chama à sua primeira página um assunto muito interessante que mostra a força da sociedade civil organizada. Acontece que o Edifício Niemeyer, projectado por Oscar Niemeyer e localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, está classificado como património municipal, estadual e federal, mas encontrava-se muito deteriorado pelo tempo. A aguardada reparação que deveria ser feita pelos poderes públicos em nome da preservação do património, demorava. Então, os moradores do edifício uniram-se e decidiram custear a sua reabilitação, sem esperarem pela intervenção pública. É uma lição para aqueles que, em toda a parte, se julgam com direito a que o Estado lhes faça tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário