quinta-feira, 25 de maio de 2017

Economia: a Centeno, o que é de Centeno

A notícia foi divulgada ontem e surpreendeu toda a gente. O poderoso Wolfgang Schäuble, que desde 2005 é o Ministro das Finanças da Alemanha, disse esta terça-feira que Mário Centeno é o “Ronaldo do Ecofin”, o grupo de ministros das Finanças da União Europeia. O jornal i fez uma fotomontagem e, na capa da sua edição de hoje, apresenta Centeno travestido de Ronaldo. 
Durante alguns anos o ministro alemão destacou-se pela arrogância com que se referiu a Portugal, abusando da passividade e do estilo bajulador de Vítor Gaspar e de Maria Luís Albuquerque. Schäuble humilhou Portugal muitas vezes com as suas frequentes ameaças de sanções económicas e, mais recentemente, com a sua hostilidade para com o actual governo português. A desconfiança tem sido permanente e Schäuble até chegou a dizer que as coisas só correram bem em Portugal até ao dia em que o actual governo de António Costa chegou ao poder. Porém, Schäuble teve que meter a viola no saco e, antes tarde que nunca, rendeu-se às evidências e ao seu preconceito ideológico.
Com os bons resultados económicos a aparecer em Portugal, como consequência de muitas circunstâncias mas, sobretudo, devido ao clima de optimismo e confiança que se instalou na sociedade portuguesa pelo estilo do par Marcelo & Costa, o ministro Schäuble parece ter aprendido e ter-se rendido ao mais qualificado dos 23 Ministros das Finanças que Portugal já teve desde 1974, pois dos sete que se doutoraram, só Mário Centeno o fez em Harvard, provavelmente a melhor universidade de economia e gestão do mundo. Por isso, Schäuble cedeu. Portanto, a Centeno, o que é de Centeno.

1 comentário:

  1. Desconfio desta comparação a um jogador de futebol, por muito bom que ele seja, e é. Parece-me trazer água no bico...

    ResponderEliminar