domingo, 14 de maio de 2017

Portugal em festa para delírio do povo

Ontem foi um invulgar dia de festa para os portugueses e os jornais devem ter tido alguma dificuldade na escolha dos temas a destacar nas suas primeiras páginas. Durante a manhã e o princípio da tarde, o Papa Francisco esteve em Fátima onde recebeu o aplauso e o afecto de muitos milhares de pessoas emocionadas que o ovacionaram. Ao fim da tarde, o Benfica assegurou a vitória na Liga Portuguesa de Futebol e muitos outros milhares de portugueses encheram a Praça Marquês de Pombal para festejar um triunfo que aconteceu pela 4ª vez consecutiva. Finalmente, à noite, o cantor português Salvador Sobral ganhou o Festival da Eurovisão, o que nunca acontecera antes. Significa que acontecimentos de importância e de natureza bem diferentes convergiram para alegrar os portugueses e para gerar manifestações de enorme euforia.
Já não bastava a apreciada cohabitação do Presidente da República e do Primeiro-Ministro, nem o êxito no controlo das contas públicas ou a redução do défice orçamental, a descida do desemprego, o boom turístico e tantas outras coisas boas que nos estão a acontecer. Realmente, tudo parece correr bem em Portugal e, mais do que aquilo que nos dizem as estatísticas, fala a alegria da generalidade dos portugueses. A auto-estima e o orgulho lusitanos, que no ano passado atingiram um ponto alto quando a selecção nacional de futebol bateu a equipa francesa no seu próprio reduto de Paris, parece quererem manter-se num plano elevado. Ainda bem.
Perante um tão diversificado quadro de acontecimentos que merecem destaque, o jornal Público escolheu exactamente o entusiasmo e a alegria do povo para ilustrar a primeira página da sua edição de hoje, publicando expressivas fotografias desses acontecimentos. E saiu-se bem nessa escolha, o que poucas vezes acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário