sexta-feira, 16 de junho de 2017

Emmanuel Macron é um caso muito sério

Depois de no passado dia 7 de Maio terem eleito Emmanuel Macron para Presidente da República com 66,10% dos votos, os franceses vão agora escolher os 577 deputados da Assembleia Nacional, que no sistema político francês têm a função legislativa e também o poder de aprovar, ou não, um primeiro-ministro.
Na primeira volta das eleições legislativas realizada no dia 11 de Junho, o movimento “República em Marcha” que foi criado por Emmanuel Macron, teve 32,32% dos votos e tornou-se o grande favorito para vencer na segunda volta que se realizará no próximo domingo. A mais recente sondagem dá uma maioria absoluta confortável ao movimento de Macron, que deverá ficar entre os 415 e os 455 assentos parlamentares, portanto bem acima dos 289 deputados necessários para controlar a Assembleia Nacional.
No próximo domingo se saberá o que vai acontecer, mas o facto é que as sondagens indicam que o jovem Presidente de 39 anos de idade vai poder governar a França com maioria absoluta.
Aparentemente, nada vai ficar como dantes. Macron já levantou a voz a Donald Trump ao referir que antes de cada país está o planeta e a reputada revista The Economist já se interroga sobre se estamos perante o salvador da Europa. Mais curioso, porém, é o título escolhido ontem pela revista Valeurs que lhe chama Macron 1er e alerta para os perigos dos poderes absolutos, ilustrando a sua capa com a adaptação do famoso quadro de Jacques-Louis David em que Napoleão Bonaparte atravessa os Alpes.

Sem comentários:

Enviar um comentário