sábado, 10 de junho de 2017

May e a enorme desorientação britânica

A história é simples. Há tempos, num aparente braço de ferro com Bruxelas por questões de segunda ordem, o governo de David Cameron decidiu ameaçar com a saída da União Europeia. De regresso a Londres, Cameron entusiasmou-se com a sua infantil ameaça e tratou de fazer um referendo, embora ele próprio tivesse feito campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia. Porém, a maioria dos eleitores britânicos votou contra ele e escolheu a saída, isto é, escolheu o famoso Brexit sem saber o que isso significava. Derrotado, David Cameron demitiu-se e sucedeu-lhe Theresa May.
Theresa May chegou ao governo cheia de força, de arrogância e de vontade de encostar à parede a União Europeia e os seus líderes. Imaginou-se uma nova dama de ferro, uma sucessora de Margaret Thatcher. Falou alto e também fez ameaças aos burocratas de Bruxelas. Quis ditar as regras do jogo. Do outro lado do Atlântico pareceu-lhe ouvir o apoio do Donald e sentiu-se ainda mais predestinada para um grande futuro político. Tinha a maioria absoluta no Parlamento mas, iludida pelas sondagens, entendeu que deveria sujeitar-se ao eleitorado para legitimar a sua liderança que não resultara do voto popular. Queria ainda mais poder.
Entretanto as coisas começaram a não lhe correr de feição. Afinal o Donald tratou-a mal nas reuniões da NATO e do G7 e, dos outros líderes, ninguém lhe ligou. May regressou a Londres nervosa e desorientada. Depois aconteceram os atentados em Londres e Manchester. Theresa May começou a perder fôlego.
As eleições gerais realizaram-se no passado dia 8 de Junho e Theresa May perdeu a sua maioria absoluta. Como diz o The guardian, ela foi da arrogância à humilhação. O Reino Unido está desorientado e isolado, cheio de problemas internos. Anda à deriva. É difícil prever o que aí vem, mas certamente que não é de um líder derrotado e tão enfraquecido como Theresa May que o Reino Unido precisa para enfrentar os muitos desafios que tem pela frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário