sábado, 10 de junho de 2017

O renascido independentismo catalão

A Catalunha volta a confrontar o governo de Madrid com a sua reivindicação independentista depois de Carles Puigdemont, o líder do governo regional, numa cerimónia a que estiveram presentes quase todos os 71 deputados independentistas catalães, ter anunciado a realização de um referendo no dia 1 de Outubro de 2017.
Os dois lados deste conflito ainda tentaram dialogar mas sem resultados, porque os independentistas não abdicam da realização do referendo, enquanto o governo de Madrid chefiado por Mariano Rajoy nem quer ouvir falar dele.
A intransigência e a rivalidade de ambas as partes é grande. O governo espanhol já anunciou que o referendo não se realizará por ser ilegal e por não ter o apoio do Tribunal Constitucional,  mas os independentistas de Puigdemont até já anunciaram a pergunta que vai ser colocada aos eleitores: Quer que a Catalunha seja um Estado independente em forma de República?
Nos próximos meses muita tinta vai correr a respeito desta questão. Os dois principais jornais em língua catalã que se publicam em Barcelona têm estado ao lado do independentismo e destacaram o anúncio de Carles Puigdemont. No caso do El Punt Avui, a sua primeira página apresenta um boletim de voto em que está assinalado o sim, indicando também que faltam 113 dias para a consulta.
Vão ser 113 dias muito difíceis para os catalães e para os espanhóis e vai ser necessária muita serenidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário