quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Águas residuais ameaçam as Canárias

A edição de ontem do Diario de Avisos, um jornal centenário que se publica em Santa Cruz de Tenerife e que é o mais antigo periódico das ilhas Canárias, dedicou a sua capa de ontem à ”vergonha que não se pode ignorar”, isto é, à descarga no mar da maioria das águas residuais ou esgotos das ilhas Canárias, que é feito sem o tratamento a que obrigam as leis espanholas e europeias.
Esta realidade foi conhecida na sequência da aparição de enormes manchas de cianobactérias conhecidas por algas azuis que, segundo nos informa o amigo Google, são microalgas que provocam a morte dos peixes e podem afectar a saúde dos banhistas e de quem consumir o peixe capturado naquela zona. Os efeitos sobre a saúde dos banhistas pode ir desde um simples caso de alergia até a problemas mais graves com incidência no fígado. Trata-se, portanto, de uma ameaça, pelo que as autoridades podem vir a proibir a pesca e os banhos de mar nessas zonas, o que a acontecer, afectaria enormemente o turismo nas ilhas Canárias.
Segundo informa o jornal, existe a convicção generalizada que este problema está relacionado com o facto de 74% dos locais de descarga de águas residuais das ilhas Canárias serem ilegais, o que corresponde a 378 condutas ou saídas que descarregam no mar as suas águas residuais sem o devido tratamento. São demasiados esgotos a poluir o ambiente marinho e a contribuir para que o mar das ilhas Canárias tenda a ser uma lixeira e uma ameaça à saúde pública. Como diz o Diario de Avisos, as Canárias estão ”rodeadas de vertidos” e isso é “ la vergüenza del paraíso turístico”. A imagem da capa do jornal é esclarecedora e até pode alarmar os residentes e os turistas quanto à limpeza das águas das sete ilhas canárias. A agravar a situação e segundo foi apurado, tem-se verificado um aumento considerável das descargas de origem urbana, sobretudo domésticas, embora com uma ligeira diminuição das descargas de origem industrial.
Como será na costa portuguesa? Aqui está um bom tema para ser investigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário