domingo, 20 de agosto de 2017

Alunos de Cabo Verde procuram Portugal

O arquipélago de Cabo Verde é constituído por dez ilhas, tem uma área total um pouco superior a 4 mil quilómetros quadrados e tornou-se independente de Portugal no dia 5 de Julho de 1975 com o nome de República de Cabo Verde. Significa que, até 1975, os seus habitantes eram portugueses e que só a partir de então se tornaram cidadãos cabo-verdianos.
Apesar dessa circunstância política, as relações históricas e culturais e as afinidades afectivas entre Portugal e Cabo Verde mantiveram-se e intensificaram-se, até porque muitos dirigentes e quadros administrativos cabo-verdianos se formaram em Portugal.
O progresso económico e o desenvolvimento social cabo-verdianos exigem cada vez mais quadros devidamente preparados e daí que a procura de estabelecimentos de ensino superior em Portugal seja grande, o que se traduz num benefício cultural para ambos os países. Porém, para os estudantes cabo-verdianos que queiram estudar em Portugal o processo é um “calvário”, como se lhe refere o semanário A Nação, pois os estudantes não só têm que apresentar um processo de candidatura à instituição que desejam frequentar, como também precisam de um visto consular que, entre outras exigências, obriga à apresentação de um termo de responsabilidade assinado por alguém que resida em Portugal o que, no mínimo, é ridículo. Por isso, o jornal afirma que estudar em Portugal se está a transformar numa “miragem” e pergunta se “Portugal quer mesmo formar cabo-verdianos nas suas universidades”.
O problema não é novo, nem tão pouco é exclusivo nas relações entre Portugal e Cabo Verde. Por isso, esta situação dos estudantes que não são emigrantes nem turistas, não pode ficar nas mãos de uns funcionários consulares burocratas e incompetentes, mas tem que ser resolvido ao mais alto nível pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Para bem do futuro das relações entre os dois países.

Sem comentários:

Enviar um comentário