domingo, 27 de agosto de 2017

O protesto antiterrorista de Barcelona

Uma multidão calculada em meio milhão de pessoas tomou parte numa grandiosa manifestação ontem realizada em Barcelona em protesto contra o terrorismo e, em especial, contra as acções terroristas do passado dia 17 de Agosto. A fotografia que o jornal La Vanguardia publicou na sua capa é expressiva.
No desfile tomou parte o rei Felipe VI, tendo sido a primeira vez que um chefe de Estado espanhol participou numa manifestação, na qual participou também o primeiro-ministro Mariano Rajoy, numa demonstração de solidariedade para com as vítimas, mas também num acto de confiança na unidade do país perante qualquer ameaça jihadista.
No momento tão grave por que passa a sociedade espanhola em que o seu modelo de vida é posto em causa pelo terrorismo internacional, a unidade é um elemento essencial para afastar o medo e para recuperar a confiança nas instituições responsáveis pela segurança nacional. Por isso, a manifestação de Barcelona teve o apoio do Rei e das instituições centrais e autonómicas. No entanto, tanto o rei como o primeiro-ministro foram vaiados por alguns movimentos independentistas catalães que conseguiram aproximar-se da frente da manifestação, o que foi condenado por muitos órgãos da comunicação social. Nestas situações de gravidade extrema, sejam actos terroristas ou incêndios florestais, não pode valer tudo. Há que respeitar as vítimas e não é tempo para aproveitamentos políticos. Os independentistas catalães foram longe de mais e mostraram como estão radicalizados.
A manifestação procurou mostrar que a cidade não tem medo porque está protegida pelas forças de segurança, sentindo-se orgulhosa pela rápida resposta das equipas de emergência, sobretudo do pessoal médico e dos hospitais. No manifesto lido na Praça da Catalunha, foi afirmado que “não conseguirão dividir-nos porque não estamos sozinhos, pois somos muitos milhões de pessoas que condenam a violência e defendem a convivência em Manchester e em Nairobi, em Paris ou Bagdade, em Bruxelas e Nova Iorque, em Berlim ou Cabul”. Associemo-nos, portanto, à manifestação de Barcelona.

Sem comentários:

Enviar um comentário