quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Paris vai receber as Olimpíadas de 2024

A imprensa francesa está eufórica com a mais que provável realização em Paris dos Jogos Olímpicos de 2024, embora a decisão final só venha a ser tomada no próximo dia 13 de Setembro, quando os 95 membros do Comité Olímpico Internacional se reunirem na cidade peruana de Lima.
A realização dos Jogos Olímpicos é um objectivo de qualquer grande cidade, porque a promove, a prestigia e a torna atractiva. Desta vez foram cinco as cidades que apresentaram processos de candidatura à realização da 33ª Olimpíada: Hamburgo, Roma, Budapeste, Boston e Paris. Boston foi a primeira desistente por falta de apoio popular mas, em sua substituição, apareceu Los Angeles. Depois, por insuficiência de recursos financeiros ou de apoio governamental, as várias candidaturas foram desistindo até ficarem apenas Paris e Los Angeles. Então, estas duas cidades chegaram a um acordo, ficando a organização dos Jogos de 2024 entregue a Paris e a organização dos Jogos de 2028 entregue a Los Angeles.
A cidade de Paris e a França perseguiam desde há vários anos o objectivo da realização dos Jogos Olímpicos e tinham apresentado candidaturas que foram derrotadas em 1992, 2008 e 2012. Agora, antes mesmo do anúncio oficial, o entusiasmo domina a imprensa francesa: “cette fois, c’est gagné” titulou o jornal Le Parisien.
Para o desporto português, depois das longínquas jornadas olímpicas do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020), a realização dos Jogos ao pé da porta pode proporcionar condições para um bom resultado. Mas ainda falta tanto tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário