domingo, 13 de agosto de 2017

Temos fanfarrões para todos os gostos

O diário ABC que se publica em Madrid é considerado um jornal conservador e que reflecte as posições da monarquia espanhola.
Hoje escolheu uma imagem muito oportuna para ilustrar a capa da sua edição e bem podia ter escolhido como título, por exemplo, os fanfarrões ou qualquer coisa parecida. De facto, no panorama internacional têm-se destacado as declarações fanfarronas de Kim Jong-un, de Nicolás Maduro e de Donald Trump, a lembrar os tempos de outros fanfarrões como Muammar Kaddafi ou Saddam Hussein, ou mesmo, de Benito Mussolini e Adolfo Hitler. Realmente, estamos a passar por um tempo em que os fanfarrões estão a tornar este mundo muito perigoso, como se não houvesse tantos problemas para resolver à escala global, não só em relação às desigualdades entre os homens, mas também em relação à preservação ambiental do nosso planeta.
Diz o ABC que Donald Trump “amplía su ofensiva belicista” e de facto, já não bastava a contínua retórica de ameaça em relação à Coreia do Norte, pelo que agora se decidiu ameaçar Nicolás Maduro e a Venezuela. Alguns países latino-americanos não gostaram de ouvir essas ameaças e até a oposição venezuelana parece ter rejeitado a intromissão de Trump nos assuntos internos do país.
Portanto, os fanfarrões da Coreia do Norte e da Venezuela parece terem encontrado em Donald Trump um fanfarrão à sua altura que, por ser ignorante e inculto, desconhece que o poder militar americano não é ilimitado, como várias vezes se tem visto desde a guerra do Vietnam. Esperemos que os seus conselheiros militares o esclareçam de que as guerras não se ganham apenas com bombas e que há muitos outros factores a determinar a sorte da guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário