segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Um campeão do mundo de Ponte de Lima

O desporto é um dos fenómenos sociais mais importantes do mundo contemporâneo e tornou-se um instrumento de afirmação dos países no contexto internacional, enquanto os grandes desportistas tendem, cada vez mais, a tornar-se verdadeiros símbolos nacionais. Porém, na história do desporto português os êxitos internacionais ainda são uma raridade e são muito poucos os desportistas portugueses que conseguiram sagrar-se campeões do mundo, pelo que o resultado ontem obtido pelo canoísta Fernando Pimenta justifica o destaque que lhe foi dado hoje pelo Diário de Notícias, já que a generalidade da imprensa generalista e até a imprensa desportiva portuguesa ignoraram o acontecimento.
Depois de já ter conquistado a medalha de prata na prova de K1 - 1.000, Fernando Pimenta venceu a medalha de ouro na prova de K1 - 5.000 nos Mundiais de canoagem que estão a decorrer em Racice, na República Checa. Em termos desportivos, o resultado conseguido por Fernando Pimenta é notável, resulta de um trabalho muito intenso e é um motivo de orgulho para os portugueses que gostam do desporto.
Embora alguns desportos colectivos como o futebol júnior e o hóquei em patins já tenham trazido títulos mundiais para Portugal, os títulos individuais são ainda mais raros. O atletismo já dera ao país alguns campeões do mundo, mas por serem mais imprevistos, os títulos individuais do ciclista Rui Costa em 2013 e agora do canoísta Fernando Pimenta são duas excepções.
Em 2013 foi a Póvoa de Varzim a celebrar.
Em 2017 é Ponte de Lima a festejar.
Aqui fica expresso o meu aplauso a Fernando Pimenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário